front

Radiais para Antenas Verticais

As Antenas Verticais quase sempre são taxadas de barulhentas e pouco eficientes. Infelizmente muito desse preconceito deve-se ao desconhecimento de um elemento essencial para o seu bom funcionamento : O sistema de Radiais !

Existem várias "receitas milagrosas" para melhorar o "terra" de antenas verticais, mas muito pouco - ouso dizer nenhuma - dessas receitas tem alguma veracidade realmente avaliada e/ou comprovada com medições. Em geral esse é um assunto muito pouco divulgado e com isso gera-se o desconhecimento.

Praticamente todos os Antenna Books da ARRL tem um capítulo sobre a influência do Terra ( The Effects of the Earth ) . Artigos e experiencias escritas por vários outros radioamadores tambem podem ser encontrados em muitas outras publicações. A bibliografia consultada foi:

* Radial Systems For Ground-Mounted Vertical Antennas - QST 1985 - N2MF

* Short Ground-Radial Systems For Short Verticals - QST- 1978 - W2FMI (Clique aqui para fazer download - 1 Mb PDF)

* Elevated Vertical Antenna Systems - QST 1988 - KB8I

* ARRL Antenna Book

Aqui vou fazer um rápido resumo do que já foi verificado. Aos poucos estarei disponibilizando os artigos utilizados ou os gráficos dos mesmos, pois nem todos estão disponíveis para download na internet.

Vamos lá :

1 - Toda antena vertical precisa de um "terra" ou de um sistema de radiais . Antenas verticais sem radiais tem sua eficiência seriamente comprometida .

2 - O tipo de radial depende da forma como a antena vertical está instalada. Sendo:

A - Instalada próxima ao solo.

B - Instalada acima do solo( 1 ou 2 metros já se pode considerar a antena como acima do solo).

No caso A se a condutividade do solo for boa não existe a necessidade de radiais, ou o número e comprimento podem ser de qualquer número. Se o solo for pobre em termos de condutividade deve-se utilizar radiais sendo que a eficiência será maior na proporção do número de radiais e não de seu comprimento físico.

No caso B, deve-se utilizar do maior número de radiais possível, com comprimento de 1/4 de onda, mas pode-se utilizar multiplos menores como 1/8 ou 1/16 mas com redução da eficiência.

Observem na tabela abaixo a diferença de eficiência de uma antena com 3 tamanhos de radiais comparados com 5 diferentes números ( quantidades):

radiais2

Notar que com 4 radiais de 1/8 de onda temos uma eficiência apenas 3% menor que se usarmos radiais de 1/4 de onda.

Para quem tem espaços reduzidos essa observação é muito interessante pois nem sempre se consegue esticar 4 radiais de 10 mts de comprimento, por exemplo, se montarmos uma vertical para a faixa de 40 metros e que teremos uma efifiência maior se colocarmos 6 radiais com 1/8 de comprimento de onda, ou seja 5 metros - cada radial !!

Na tabela abaixo temos mais algumas informações constantes no ARRL Antenna Book :

radiais1

* A perda nesta configuração é irrelevante quando comparada a um solo com condutividade perfeita.

No nosso caso mais "realista" é possíver perceber que com apenas 4 radiais teremos uma impedância no ponto de alimentação, maior que 52 Ohms , algo em torno de 65 Ohms, segundo Sevick.

radiais3

 

voltar