front

Fonte modelo Gamer 700 W - marca Leadership

1 – Abra a fonte, solte a placa , dessolde os fios AC branco e preto e os fios vermelhos, dessolde tambem todos os fios da saída da fonte.

2 – Verifique o filtro de entrada. Algumas fontes não tem este filtro. Outras tem um filtro adicional no encaixe do cabo AC:

entrada

Se não tiver o filtro vc vai ter que coloca-lo, bem como os capacitores (de cor amarela).

Os capacitores são do tipo X, no valor de 1Kpf, com 1Kv de isolação

O Indutor é feito com 15 espiras bifilares de fio rígido encapado em um núcleo toroidal (qualquer tamanho)

3 – Agora remova os dois parafusos que fixam o dissipador que tem os diodos retificadores e dessolde os terminais dos diodos. Veja na foto abaixo:

diodos

Observe que o diodo da saída de 12V é o menor!

Troque o diodo do 12V pelo diodo do 3,3V, pois ele suporta uma corrente de atá 40A. Retire os demais diodos.

diodos2

Resolde o diodo na placa e recoloque os parafusos de fixação do dissipador

Na placa existe um pequeno sensor de temperatura que ( na fonte original) ficava prox. Ao diodo do +5V. Use dois pequenos terminais metálicos (lide de componente) para reposiciona-lo prox. ao “novo” diodo do +12 V

sensor

4- Remova o indutor toroidal de cor verde ( ele é o indutor do 3,3V)

5 –Siga a trilha da saída do +5V ( a que tinha os fios vermelhos) e retire o indutor (pequeno):

Retire o capacitor eletrolítico (2200 ou 3300 uF).

Retire tambem o resistor de 15 ohms (ou 22 ou 30 ohms) que fica na ilha do +5V e no lugar dele solde um resistor de 470 ohms

6 – Retire um CI de 8 pinos que fica próximo ao CI de chaveamento ( 16 pinos) e faça um jumper de solda entre os pino 2 e 3. Este CI é o responsável pelo Start e pelo monitoramento do +5 e +3,3

7 – Agora a parte mais difícil de explicar. Existe uma trilha bem próxima da borda da placa que tem que ser ou removida ou cortada ( na maioria dos modelos de placa existe um jumper dessa trilha ) . Veja na foto:

corte-de-trilha


8 – Agora com uma furadeira faça um furo nas ilhas do terra e do +12V de forma que possa ser soldado um fio grosso. No caso um fio com bitola suficiente p/ suportar os 30 (ou + ) amperes da Fonte.

9 – Agora enrole um indutor como mostrado na figura abaixo. O número de espiras não precisa ser exato. Tenho feito testes e qualquer número entre 5 a 7 está bom. É utilizado fio 1,5 ou 2 mm – enrolamento bifilar – em um pequeno bastão de ferrite. Vc tambem pode usar um outro toroide retirado de outra fonte chaveada, nesse caso o nr. de espiras é ,4 ou 5 são suficientes. Lembrando que é um enrolamento bifilar, ou seja, cada espira tem 2 fios ! Veja no site algumas recomendações sobre esta bobina. A foto abaixo o número de espiras é superior ao necessário .

indutor

10 – Aqui agora usamos a modificação básica, com o diodo zener de 8V2 – 1W e o diodo 1N4007 em série. O Capacitor eletrolítico pode ser de 100 a 200 uF x 25V.

OBS: foi observado que em alguns casos, o valor desse capacitor eletrolítico deve ser diminuido. Isso é percebido quando a fonte não liga logo na 1a. vez, sendo necessário tentar liga-la várias vezes, ou quando a mesma é testada com rádios da ICOM .

Monte a bobina em uma pequena placa de circuito impresso para poder sustentar a bobina e mais um capacitor eletrolítico e outro cerâmico. Faça a montagem como no desenho:

ligacao

Muitas vezes – dependendo da fonte – a tensão de saída da fonte fica acima de 14V , nesse caso o diodo que está em série com o zener pode ser suprimido .

Normalmente eu soldo os diodos “de pé” na placa da fonte e uso um fio para ligar o catodo do zener até o ponto de ligação.

O Capacitor C1 é de 2200 ou 3300 uF e o C2 é de 1 Kpf

O toroide indicado é daqueles para ser “grampeado” em cabos . Isso facilita a saída dos fios pelo buraco na parte de trás da caixa.

11 – Agora ressolde os fios do AC na Placa (fios branco, preto, e vermelhos) na placa. Antes porem coloque nos fios branco e preto (entrada AC) dois ferrites binoculares e o capacitor no conector de entrada AC, de 0,47 uF x 400 V

conec-ac

Em algumas fontes próprias para equipamentos de rádio notei que os fabricantes fazem o fio de terra - que sai co conector AC - passar por um pequeno toroide, umas 2 ou 3 voltas, antes de liga-lo na carcaça da fonte.

Bom..... feito tudo isso é só ligar e testar. A tensão de saída deve estar entre 13,4 e 13,8 V

Recomendo um teste com carga (uma lâmpada de farol de carro ) ou resistores de fio de 5W.

Vc pode montar a carga para teste que eu postei no site.

 

voltar