front

OSCILAÇÃO NAS BANDAS DE 15 E 10 MTS  NO  LINEAR YAESU FL2100B

UMA SOLUÇÃO  DIFERENTE

FL

Durante bastante tempo lutei com uma oscilação no Linear Yaesu FL2100B, sendo que nas bandas de 15 e 10 metros, os resistores dos choques anti-parasítas de VHF chegaram
a queimar várias vezes. Essa oscilação começou  ( ou foi percebida ) após constatar que o choque de placa estava com um enrolamento queimado e o choque foi novamente reenrolado.  Após a reconstrução do mesmo o problema se acentuou . Segui todas as sugestões encontradas na internet, bem como outras que me foram passadas por colegas experientes :
- Oxidação nos contatos da chave de onda
- Trocar os capacitores que vão nas grades das 572-B
- Reduzir o "caminho' da RF entre o terra das válvulas e o terra do variável de  PLATE
- Trocar as Válvulas 

A solução encontrada foi a somatória de dois artigos encontrados ns internet, mas para lineares diferentes, sendo:

1 - http://www.kk5dr.com/chokes.htm

2 - http://pa0fri.home.xs4all.nl/Lineairs/TL922/tl-922eng.htm  

O nr. 1 fala sobre choques de placa para lineares, Tomei a decisão de reconstruir o choque de placa do FL210B, mas usando  a forma clássica, com enrolamento contínuo. Segundo o autor , o choque não deve ter menos de 200 uH. O novo choque após enrolado teve sua indutânicia medida e foi encontrado o valor de 235 uH, ou seja, acima do mínimo esperado.
Mesmo assim os problemas continuaram. Foi feita uma tentativa trocando as válvulas 572-B , mas os resistores dos choques anti-parasitas continuavam a queimar
Tendo já lido o artigo nr. 2, que é direcionado para lineares que utilizam 2 válvulas 3-500Z  ( Drake L4 e L7, Kenwood TL922, etc ) resolví  fazer o teste e verificar os resultados.
Uma coisa porem não estava agradando , que era a ligação entre o novo choque anti-parasita e as válvulas, que é fita por uma malha flexível que vai ligada ao "capacete" das 572-B por um conector/plug que - na minha opinião - não tem suficiente aperto para umbom contato elétrico. Como na FL2100B as válvulas ficam deitadas  elas acababam fincando meioque soltas , apesar da presilha que vai na base das válvulas. Desta vez resolví o problema por conta própria , trocando o "plug" original que vai no pino da placa por um sistema mais rígido, feito com tiras de cobre com 0,25 mm de espessura e presos por parafusos M3 de aço inox.
O resultado pode ser observado na foto baixo. Com essas mundanças, alem de solucionar o problema de queimar os resistores, as válvulas ficaram bem mais firmes.

fl2

O fio utilizado foi o de 1,5 mm com um banho de prateamento e os resistores são de metal-film.


voltar