OPALA 78 - Uma nova Paixão
O Começo da História.......
Quem não teve - na juventude - o sonho de ter um carro grande, com um motor que fizesse um ronco como as turbinas de uma avião ?
Quem não desejou um carro que fosse rápido e que todas as meninas ficassem olhando ?
Quem não desejou ter uma máquina possante ?
Creio que como eu muitos tiveram esse sonho. Eu aos meus 41 anos, pude dar início a concretização desse sonho
Encontrado abandonado em uma casa próxima ao meu local de trabalho encontrei esta maravilha:
O carro era um Opala 78, com motor 6 cilindros -4100 - álcool, já com o câmbio e diferencial do modelo 84.
De início pude constatar que seria necessária uma grande reforma que iria envolver motor, lataria e parte interna de acabamento. Mas era o início de um sonho !!!
Após descobrir quem era o dono e entrar em um acordo sobre o valor do mesmo (quase 2 meses) , arrematei o carro e o levei para o "estaleiro" aonde o mesmo ficou sendo reconstruido durante 1 ano e 2 meses, conforme existia a disponibilidade financeira.
Na 1a. etapa - 5 meses - onde foram feitos alguns reparos para permitir algum deslocamento:
- Revisão do motor, com restauração do carburador (3E),
- Ssubstituição da junta do comando de válvulas e retífica do mesmo .
- Troca da bomba de combustível, bomba de óleo, velas e cabos, bateria
- Conserto do motor de arranque e revisão do sistema de arrefecimento
Na 2a. etapa - A mais trabalhosa e que durou quase mais de 9 meses . Foi efetuada a restauração da lataria, sendo trocado os para-lamas, folhas de porta, laterais traseiras e caixas de ar. Várias partes tiveram que ser restauradas com muita habilidade pelo funileiro ( mestre Chiquinho ) que com maçarico , chapas de ferro e muita habilidade reconstruiu várias partes - principalmente da traseira - que se encontravam podres.
Muitos foram os momentos de desespero, em que pensei que tinha entrado em uma tremenda fria , pois o andamento do serviço era lento e a cada semana mais uma "surpresa" desagradável era descoberta.
O resultado de muito trabalho e Paciência pode ser visto abaixo:
Agora uma nova etapa - a terceira - que era a pintura geral, que teve início em maio/2008 . Aqui outra novela, pois o pintor ( esse eu não recomendo) deu muiiita dor de cabeça !!!!
E chegou o dia de retira-lo da pintura ( agosto/2008) . Grandes dificuldades pois devido o longo tempo inativo o motor não mantinha a marcha lenta e quando se acelerava, ficava pipocando, sendo que no final teve que ser rebocado até uma oficina mecânica, onde foram feitos alguns consertos de emergência. Vejam como ficou:
Logo após a saída da pintura ( e do mecânico) , nova parada para revisão e recontrução da fiação elétrica e nova revisão mecânica, sendo que foi consertada a bomba da direção hidraulica, troca da bomba d´agua, rolamentos de roda dianteiros e revisão do freio !
Agora uma pausa para recuperação financeira !
Dezembro/2008 - Montagem
O mês de Dezembro foi dedicado a montagem de diversos ítens de acabamento:
Maçanetas, espelhos retrovisores, para-choques, lanternas, etc.......
Foi trocado o tanque de combustível ( alcool) pois o antigo já estava com alguns furos.
Nova - e espero definitiva - revisão do carburador. Desta vez em oficina especializada em carburadores.
Aplicação de revestimento antí-ruído no assoalho
Uma NOVIDADE !!! conseguí um encremento : Volante do Opala SS. Assim que o carro sair da tapeçaria será instalado.
Novas etapas:
- Tapeçaria e forração interna
- Colocação dos vidros
Aqui embaixo aguardando a vez no tapeceiro, já com "quase tudo" no lugar.
Agora, fotos de outubro de 2009, após a colocação dos vidros, tapeçaria interna, reforma dos bancos, instalação do volante do SS e reforma do painel
Frente Frente - de novo
Interior e Painel
Detalhe: na reforma do painel, foram retiradas todas as lâmpadas incandecentes e as mesmas forma substituidas por LEDs de alto brilho (branco), sendo utilizados 14 LEDs no total. Regulador de tensão (dos instrumentos) foi substituido, recuperação do circuito do painel.
Traseira e Porta Malas
Motor
Esta ficou muito bonita - Setembro/2011
Ainda não terminou................. faltam diversos detalhes de acabamento mas agora já é possível curtir passeios no sábado e domingo, inclusive visitando algumas feiras de carros de época.. e sem fazer feio.
Uma Observação: minha intenção não é ter um OPALA totalmente original, mas um OPALA que seja uma marca a ser lembrada pelas linhas elegantes, pela beleza do design de época, que chama a atenção por onde passa, que tenha um ronco de motor que possa ser ouvido de longe sem ser desagradável e que possa acelerar forte, sem ter parafernálias no motor.
Lista de finalizações:
- Pintura das Rodas e troca dos pneus traseiros - OK
- Instalação de novos cintos de segurança ( 3 pontos) - OK
- Retoques na pintura e polimento - OK
- Guarnições e acabamentos dos frisos das borrachas dos vidros - OK
- Instalação do Console da alavanca de Cãmbio ( console plástico que vai em cima do túnel ) - 1/2 OK - falta colocar uns "reloginhos" pra ficar mais esportivo.
Fevereiro - 2012
Foram realizadas algumas atualizações como:
- Troca da grade dianteira. A antiga ( das fotos ) estava sem os frisos pintados prateados
- Troca das molas e amortecedores dianteiros e traseiros
- Retorno do sistema novo de refrigeração do radiador, com ventoinha acionada por cebolão .
- Troca da bobina de ignição por outra mais forte da MSD, com substituição dos cabos de vela
Status atual: Andando sempre que tenho vontade, pegando estrada e todos olhando quando passo !
Março/2013
Para iniciar uns testes visuais, com a intenção de deixa-lo mais com cara de mau, ou mais "Velozes e Furiosos", foram instaladas faixas no capô. teto e tampa do porta malas.
Nas fotos não é possível observar mas elas não são lisas.. são as chamadas faixas "de fibra"
Atualizado : 0/04/2013
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